sexta-feira, outubro 31, 2008

Meditação

.
Para quem respira – ou re-aprende a respirar – tudo assume nova forma. O coração retoma o compasso, a mente acalma, o mundo muda - porque muda a forma de se ver o mundo.
Ansiedade é projeção – expectativa – de que algo aconteça de acordo com o que se quer – ou imagina. Se não se criam expectativas não há ansiedade – equívoco que escapa ao aqui e agora e é colocado ao arbítrio imponderável do porvir.
Respire.
Meditar é não pensar, é silenciar absolutamente, calar os incessantes quereres da mente – já que o ego é só querer e faz crer saber tudo e um pouco mais.
Ainda que bons pensamentos sejam – sempre – benfazejos e criem aura de positividade, longe está de ser meditação, que se realiza – somente – a partir do instante em que se escuta o silêncio – perceptivamente –, no qual sente-se preencher o vazio em sua plenitude, torna-se consciência, partes e todo – absoluto.
O resto? - Não há resto. Apenas comunhão do que nunca deixou de Ser. Esse o elo perdido – essencial –, complemento – consciente ou inconscientemente – ansiado e buscado fora – fora de si –, no mundo, no semelhante – metade ideal que a imensa maioria acredita haver –, parte(?) essa que jamais se apartou – ou afastou – e sempre se fez presente, em cada um e em todos, sem que – estranhamente – muitos sequer se dêem conta disso.
Meditação é silêncio – portal e caminho para o re-encontro com a consciência Deus.
.

2 comentários:

  1. João, é simplesmente delicioso ler seu blog! Suas palavras me conduzem a um constante despertar...um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. JOÃO MAURÍCIO:
    A luz iluminando o acaminho de todos,
    A busca da essência divina,
    A plenitude do Ser Divino,
    A felicidade perfeita e eterna,
    que para visitar-nos amanhã, é necessário que nossos corações reposem hoje nela.

    Essa é a mensagem sagrada do Ben-aventurado João Maurício.


    Muita luz para você, grande amigo.

    ResponderExcluir