segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Preocupação

.

A inquietação humana antecipada sobre algo gera aflição e perturbação de espírito, a ponto de produzir angústia, sofrimento e dor.
A mente sã não se pré-ocupa com o indeterminismo futuro, assim como não cria expectativas sobre coisa alguma, vez que sua ocorrência tanto pode corresponder às pretensões quanto não se realizar no mundo das formas, resultando, neste caso, em frustração, abatimento da alma e descrença nas próprias aspirações e nos desígnios Divinos.
Os dias podem parecer longos, mas a vida é curta demais para que a mente devaneie pelas abstrações do porvir, bastando a cada dia – e a cada momento – a ocupação dos pensamentos de forma assertiva, objetiva e prática em tudo o que realmente vale a pena  e só viver já vale a pena.
A atenção no presente é a única forma de se permanecer autoconsciente e sereno, independentemente dos quereres do ego e do que a sociedade exige ou impõe, porque do equilíbrio da razão e das emoções depende a saúde física, mental, psíquica e espiritual de todo ser humano.
A inteligência emocional é, assim, imperativa para o bem-estar pessoal e social, um bálsamo para o coração e um oásis no deserto insano do mundo e do modus vivendi da civilização moderna.

'
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o amanhã de si mesmo cuidará."
Mateus 6:34
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário