segunda-feira, abril 04, 2016

Metafísica

.
Muito se fala, escreve e publica  na web  sobre metafísica, como se filosofia ou parte dela fosse.
Citam-se Aristóteles, Platão e Descartes, apegam-se a discussões inúteis, à etimologia e às diversas formas de tratá-la no decorrer da história, como se se pudesse dividir o indivisível e como se disso tratasse ou dependesse a Verdade.
Me remete a Fernando Pessoa, no verso de Álvaro de Campos:
"Come chocolates, pequena; come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo do que chocolates. ... Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!"  
É triste(?) ver como a mente humana é impregnada de distorções culturais – "pessoais", ao pretender, pela razão, definir, explicar e fazer compreender o que está muito além do tangível e do imaginável.
Teorias rebuscadas e complexas tratam da criação do universo e da evolução das espécies  dentre tantas, as quais tornaram-se verdades científicas absolutas, pela necessidade humana de tudo explicar, de forma a fazer sentido – para uns, e pela incapacidade de perceber  simplesmente  que o ser humano é muito mais do que o corpo que se pode ver e que, em realidade, é apenas o instrumento físico de condução do Espírito neste espaço-tempo. 
A visão alcança o infinito?
O amor de fato existe?
E a fé, o que é?
A percepção suprimida no nascedouro torna humanos “semelhantes”, no mais raso entendimento de ser.
Acho graça(?) daqueles(as) que se atrevem a discorrer sobre metafísica, quando nem do mundo físico – e da sua singela e própria humanidade  conseguem entender.
Conhecer a alma e a sua infinitude é o primeiro passo para a compreensão  e aceitação  da eternidade como algo real e permanente, vida, que não finda - absolutamente - mesmo quando o corpo já não mais exista.
Cultura não é educação, sentimentos são distintos de emoções, conhecimento está longe de ser sabedoria e razão muito aquém da consciência.
Somos humanos apenas na aparência, porque em essência somos Seres Divinos, ainda que nisso não se pense ou acredite.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário