quinta-feira, abril 05, 2012

?

.
O que fazem as religiões do mundo aos homens e ao mundo?
Religiões que dizem pregar – propagar – a palavra dos profetas. Que falam de paz, harmonia, fraternidade, ...
Há as que cultuam deuses desconhecidos e executam cruzadas e guerras ditas santas – seguem medindo forças através dos tempos, revelando que o milagre – grotesco – de suas ações é a antítese dos seus sacros discursos.
Em nome da religiosidade constituíram-se correntes doutrinário-ideológicas pseudoreligatórias – ideais político-partidaristas profanos. Padrão-bandeiras de acorrentar homens!
Religiosidade não mistifica ou barganha graças – sem chance de farsa ou burla na eternidade.
A ideia – insana – de um deus cruel e vingativo, desprovido da mais elementar e singela nuança divina, reflete bem a própria condição humana, rudimentar e limitada, perpetuada no tempo pela força, ignorância e medo.
Afinal, a que servem as religiões do mundo?
Ao fim a que se destinam poderiam não existir, substituindo-as a ética, pura e simples, ateia e amoral.
E os religiosos? – O que fazem? – Promovem dita paz, harmonia e fraternidade?
Em todos os lugares veem-se igrejas e templos abertos a corações fechados – ‘Leio e interpreto, oro, mas não mudo. Sou como sou e minha verdade é minha guia. Mudem os outros, não eu!’ 
Assim, o mundo das fronteiras alimenta territorialidades, distingue raças e realça diferenças, induzindo – como não poderia deixar de ser – ao agravamento – fatal e inexorável – dos diversos conflitos – e interesses – humanos.
Por mais de dois milênios a regra de ouro foi abandonada... e ultrajada.
Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”
O que diz isso?
O que é preciso para a realização dessa verdade?
Quem faz?
.

Um comentário:

  1. A que servem as religiões a não ser, cegar as pessoas para própria divindade... Muito oportuno este texto. É chegada a hora de atentar para a Verdade e entender quem realmente somos e qual o nosso verdadeiro propósito enquanto filhos do Amor. Fascinante, como tudo o que vc escreve. bjs.

    ResponderExcluir